Dica: Argo

Oiii gente linda!!!
Como estão???
O dia hoje está para um filminho, que tal?

Argo é um filme político e mesmo assim não deixa de ser bom, ainda mais por ser baseado em fatos reais e trazer retratos da época, mostrando um pouco da origem do ódio iraniano pelos EUA, apesar de ter pouco foco nessa parte, o que já é um pecado.

É 1979, o Irã está em polvorosa. O país entra em atrito com os EUA, pois eles deram asilo político ao antigo xá, que haviam apoiado seu governo de opressão ao povo iraniano, há nas ruas de Teerã diversos protestos contra os americanos. Um deles acontece em frente à embaixada do país, que acaba invadida. Seis diplomatas americanos conseguem escapar do local pouco antes da invasão, indo se refugiar na casa do embaixador canadense. Lá eles vivem durante meses, sob sigilo absoluto, enquanto a CIA busca um meio de retirá-los do país em segurança.

A melhor opção é apresentada por Tony Mendez (Ben Affleck), um especialista em exfiltrações, que sugere que uma produção de Hollywood seja utilizada como fachada para a operação. A ideia é criar um filme falso, a ficção científica Argo, que usaria o Irã como locação. Para isso o projeto segue com a ajuda do produtor Lester Siegel (Alan Arkin) e do maquiador John Chambers (John Goodman).

É um filme tenso e que emociona até o último minuto, mas um ponto que não me agradou foi a exaltação aos norte-americanos, deixando-os como heróis. É um filme americano, mas podia retratar melhor os acontecimentos, a realidade de uma minoria. Eles deram asilo a um líder que apenas oprimiu seus seguidores, isso é coisa de heróis? E ainda quiseram desistir de ir buscar aqueles que foram pra outro país trabalhar, o herói no filme não são os americanos e sim o Tony Mendez, que colocou sua vida em risco pelos demais.Poster do filme Argo (2012)

Confissões a parte, as caracterizações dos personagens estão excelentes, a direção também, aliás, Ben Affleck se apresenta melhor diretor do que ator, com suas poucas expressões. É um filme recomendadíssimo, que mereceu alguns prêmios, mas como Melhor Filme, concorrendo com “Os Miseráveis”, podia ter passado. “Les Mis” ainda ganha em emoção.

E ai, já viram? Tem vontade? Não percam 😉
Beijos

Anúncios

Um comentário sobre “Dica: Argo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s